29 de junho de 2013

Um clássico do estilo Provençal francês, tendo sido criado lá no séc. XVIII, o Toile de Jouy (pronúncia correta: toá dú juí ) é o tecido no qual se estampavam coloridas cenas pastoris sobre fundo branco ou cru em algodões e linhos. 

O sistema de impressão foi desenvolvido por Christopher-Philippe Oberkampf, em Jouy-en-Jousas, um lugarejo perto de Versalhes na França, no século XVIII. Nessa ocasião, a rainha Maria Antonieta escolheu essa estampa para revestir as paredes do palácio. As estampas retratavam cenas pastorais, fábulas, episódios mitológicos e históricos com personagens inspirados na literatura e na arte da época, na Europa.

No início os tecidos eram estampados através de uma placa de cobre e os detalhes eram feitos à mão. Mais tarde foi desenvolvido a técnica de gravação em cilindros de cobre. A fábrica chegou a receber o título de "Manufacture Royale" e foi visitada por Napoleão, posteriormente outras fábricas começaram a utilizar os mesmos padrões em diversas regiões da França.

Romântico, delicado e refinado, Toile de Jouy é tendência de estamparia em moda e decoração, inspire-se!



Isabela Maria

1 comentários:

Mihh disse...

ain q lindas estampas! adorei! sucesso ao blog. bjs

Postar um comentário

O que achou desse post?