5 de setembro de 2013

Serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada pela pressão de um rodo ou puxador, através de uma tela preparada, Matriz serigráfica que é normalmente de poliéster ou nylon, é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço. A "gravação" da tela se dá pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotossensível que foi exposta a luz.


Serigrafia vem do grego e significa “escrita em seda”e o silk-screen vem do inglês “tela de seda” pois foi confeccionado em seda pelos chineses antigos, sendo substituída pelo nylon e poliéster com o passar do tempo, por apresentar maior resistência aos produtos utilizados durante o trabalho.

 São nada mais que impressões de figuras em uma superfície através de uma tela. Surgiram inicialmente no Oriente onde usava-se o estêncil pra aplicar padrões, em objetos, como madeira, tecidos ou mesmo paredes. Os chineses utilizavam recortes de papel como uma espécie de mascara para se estampar em tecidos; técnica essa utilizada também para outras superfícies. O estêncil é considerado o pai da serigrafia, uma técnica antiga e muito utilizada até hoje.

Sua acensão aconteceu apenas no fim dos anos 50, quando a serigrafia começou a receber o devido valor quando os artistas que a usavam realçaram dois pontos importantes: a sua capacidade de adaptação e a sua característica gráfica exclusiva. Artistas como Warhol ajudaram no desenvolvimento contemporâneo da técnica que foi amplamente explorada comercialmente.


A serigrafia evoluiu muito nos últimos anos, e por incrível que pareça não surgiu nenhuma técnica para substituí-la a altura até o momento. No ramo da impressão em tecidos e malhas, a impressão digital vem há anos tentando alcançar a serigrafia, porém sem sucesso até o momento.

A serigrafia é uma técnica barata, pois seu processo que não exige maquinas ou tintas caras, e podem ser realizadas em espaços pequenos. 


Isabela Maria

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou desse post?