29 de janeiro de 2013

A técnica do estêncil é simples, rápida e barata, seja para tecidos ou demais superfícies, Estêncil (ou Stencil) são moldes com recortes vazados que formam figuras, para estampar esse molde vazado precisa ser fixado sobre a superfície para que a tinta seja aplicada, assim a figura é delimitada pelos espaços. O molde pode ser feito de papel, plástico, metal, vinil, madeira… desde que o material seja maleável, resistente à aplicação da tinta e fácil de cortar.

Os mais usado são feitos de radiografias antigas, lâminas de acetato ou folhas de transparência. No caso de reaproveitar uma radiografia, você precisa deixá-la transparente para facilitar a visualização do desenho no momento de cortar o estêncil, para isso coloque-as por alguns minutos numa solução de água com cloro (ou água-sanitária), pois após serem mergulhadas a tinta começará a sair (se tiver dificuldade, use uma esponja macia para melhor limpeza), após enxaguar deixe-as secar penduradas ou enxugue-as com um pano macio. 

Feito a arte final (desenho que se pretende estampar) você deverá copiá-lo para o estêncil e cortá-lo com um estilete. Pinte com uso de pincel batedor, rolinhos ou esponjas úmidas (de cozinha mesmo, cortados em pequenos cubos) com cuidado. Vale lembrar que se a estampa tiver mais de uma cor, aplique as tintas mais claras antes das escuras, espere que cada cor seque completamente antes de aplicar as demais.

Depois de pronta deixe a tinta secar por aproximadamente 72 horas e para uma melhor finalização, antes de o tecido ser lavado, passe-o com um ferro quente colocando um pano sobre a estampa ou pelo lado do avesso, isso ajudará a fixar melhor a tinta. E não se esqueça de limpar bem os estêncis usados, pois eles poderão ser reutilizados.

O que esta esperando para fazer também?


Isabela Maria

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou desse post?