31 de janeiro de 2013

Os primeiros carimbos surgiram com os Fenícios e eram feitos em blocos de madeira ou pedra, eram escupidos na forma de entalhes e posteriormente, há centenas de anos os carimbos de metal e madeira viraram ferramentas tradicionais na estamparia têxtil da Índia, Indonésia e até da China.

Em maneira completamente artesanal os blocos eram talhados a mão, com detalhes perfeitos. Em seguida, os tecidos eram pintados minuciosamente pelos artesãos, que medindo e encaixando os carimbos davam forma às incríveis estampas.

O processo é bem simples, hoje em dia um carimbo pode ser feito de inúmeras maneiras (seja borracha, madeira, cortiça, papelão, eva e etc) e de motivos variados, criando sequências incríveis! Inspire-se!


Isabela Maria
Nesse vídeo você aprenderá varias técnicas para tingir tecidos com spray, que podem ser usadas juntas ou não e com cores variadas!



Isabela Maria

30 de janeiro de 2013


Aprenda a fazer estampas carimbando com Plástico-bolha (aquele que a gente adora ficar estourando), ele dá um efeito super criativo ao tecido, siga o passo-a-passo:

  1. Recorte o pedaço de plástico bolha que deseja usar. (retângulo, quadrado, redondo, o que desejar criar).
  2. Separe a área em que deseja estampar, com ajuda do durex, acerte as medidas 
  3. Aplique a tinta sobre o plástico bolha com ajuda de um rolinho ou com esponja, sem encharcar.
  4. Com cuidado pressione o plástico bolha sobre o tecido.
  5. Após o procedimento, deixe a tinta secar por aproximadamente 72 horas e para uma melhor finalização, antes de o tecido ser lavado, passe-o com um ferro quente colocando um pano sobre a estampa ou pelo lado do avesso, isso ajudará a fixar melhor a tinta.
Dica: Quando se usa tinta branca sobre tecido colorido, a estampa fica mais limpa e interessante, experimente.


Isabela Maria

29 de janeiro de 2013

A técnica do estêncil é simples, rápida e barata, seja para tecidos ou demais superfícies, Estêncil (ou Stencil) são moldes com recortes vazados que formam figuras, para estampar esse molde vazado precisa ser fixado sobre a superfície para que a tinta seja aplicada, assim a figura é delimitada pelos espaços. O molde pode ser feito de papel, plástico, metal, vinil, madeira… desde que o material seja maleável, resistente à aplicação da tinta e fácil de cortar.

Os mais usado são feitos de radiografias antigas, lâminas de acetato ou folhas de transparência. No caso de reaproveitar uma radiografia, você precisa deixá-la transparente para facilitar a visualização do desenho no momento de cortar o estêncil, para isso coloque-as por alguns minutos numa solução de água com cloro (ou água-sanitária), pois após serem mergulhadas a tinta começará a sair (se tiver dificuldade, use uma esponja macia para melhor limpeza), após enxaguar deixe-as secar penduradas ou enxugue-as com um pano macio. 

Feito a arte final (desenho que se pretende estampar) você deverá copiá-lo para o estêncil e cortá-lo com um estilete. Pinte com uso de pincel batedor, rolinhos ou esponjas úmidas (de cozinha mesmo, cortados em pequenos cubos) com cuidado. Vale lembrar que se a estampa tiver mais de uma cor, aplique as tintas mais claras antes das escuras, espere que cada cor seque completamente antes de aplicar as demais.

Depois de pronta deixe a tinta secar por aproximadamente 72 horas e para uma melhor finalização, antes de o tecido ser lavado, passe-o com um ferro quente colocando um pano sobre a estampa ou pelo lado do avesso, isso ajudará a fixar melhor a tinta. E não se esqueça de limpar bem os estêncis usados, pois eles poderão ser reutilizados.

O que esta esperando para fazer também?


Isabela Maria
Migrando de gibis e seriados de tv para a moda, sejam personagens, tirinhas, falas e efeitos sonoros em forma de balão. Esses elementos são promessas de tendência do inverno 2013 pela inspiração de alguns estilistas no Pop Art de Andy Warhol, que na década passada trouxe para arte elementos da cultura popular como os HQ's.


Isabela Maria

28 de janeiro de 2013

Dê um up na decoração de sua casa com almofadas estampadas, misture técnicas, formatos e cores. Decore a casa com muito charme com estampas feitas por você, o que acha?

Isabela Maria
Estampas multicoloridas com impressões de cristais, uma forma de inspiração em reflexão, refrações, inflexões e cores de luz.

Isabela Maria

25 de janeiro de 2013

Há várias técnicas diferentes do Tie Dye, hoje você vai aprender a fazer-lo em efeito de coração em sua camisa.              
       

        Lista de Materiais:
  • Camisa Branca
  • Tintas de tecido (2 cores ou mais)
  • Caneta ou Lápis
  • Barbante ou Elásticos
  • Bisnagas (para as tintas e a água)
  • Água
  • Recipiente


                      

Isabela Maria

Nada mais que estampas que se repetem dos dois lados da peça, criando um efeito psicodélico, sejam criações de flores, frutas ou formas geométricas. Algumas são criadas com a intenção de dar uma ilusão de ótica na silhueta , sendo impressas em locais estratégicos. 
Seja explorando a temática barroca (florais rebuscados e pincelados por dourado) ou no clima bem New Age (cósmico e surreal) a estampa Espelhada ou psicodélica é uma grande aposta do outono/inverno 2013.


Isabela Maria

24 de janeiro de 2013


Aprenda a tingir roupas com o efeito degradê que é tendência, 
a técnica é de tingimento a frio e muito fácil de se fazer. 


Nesse vídeo você aprenderá a fazer o degradê com duas cores, mas também pode utilizar menos ou mais cores. Para o tingimento, você precisará de:

  •  Uma peça de roupa branca
  •  Tintas para tecido de algodão
  •  Bisnagas para diluir a tinta em água
  •  Recipientes para banhar a peça 
  •  Luvas.
Após o processo deve deixar a peça secando por 48 horas.



Isabela Maria
Com origem nos índios americanos, tribos africanas e inspiradas nos astecas, as estampas éticas ou tribais são tendência entre as mais ousadas e fashionistas! As padronagens podem ser multi coloridas ou bicolores, com base em grafismos com diferentes cores e formas e são diretamente ligadas aos anos 70 pela mistura de novas culturas. Inspire-se

Isabela Maria
Quer uma festa com decoração exclusiva? faça um um painel com tecido estampado, uma ótima ideia para aniversário de qualquer idade ou para encontro entre amigos. Inspire-se com fotos de painéis feitos em tie-dye.


Isabela Maria

23 de janeiro de 2013

Extravagante e chamativa, a estampa lenço tomou gosto das mulheres mais ousadas depois de ser muito usada na decoração e ter sido febre na década de 1990. Tem pegada vintage e hippie-Chic. É uma tendência forte de 2013, chegou com as coleções de marcas internacionais e conquistou as brasileiras.



Veja os esquemas para os efeitos, nós e amarrações tem que ser bem apertados, essa área de reserva é onde a tinta não penetra ou penetra menos provocando o efeito final. Você pode usar barbante, elástico, linha de poliéster etc.



Crie e invente novas amarrações para um efeito exclusivo, lembrando que se o tecido for de algodão, o corante correto é o reativo ou direto, se for de poliéster usa se o corante disperso ou aquarela para tecido e se for poliamida o corante correto é o ácido.



Isabela Maria

22 de janeiro de 2013

Splash ou Splash Dye é uma técnica mais divertida do Tie Dye, são estampas únicas e multicoloridas produzidas com respingos de tintas com cores variadas ou cera,  uma forma fácil e libertadora de tingir o tecido e dar uma cara nova aquela peça branca que você tem no armário. 


Isabela Maria

A técnica mais popular e desejada atualmente, o chamado Tie Dye do inglês “amarrar”(tie) e tingir(dye), tem origens na China e no no Japão, em alguns povos indígenas, no Sudeste da Àsia, Indonésia, Índia e no Peru na América do Sul . Na África é forte a presença do tie-dye que é conhecido como Batik Africano. Mais o tie-dye popularizou se na moda principalmente nos anos 60 e 70 no movimento Hippie.

Utilizando padrões de cores no tecido das mais variadas formas, os resultados são sempre únicos e improváveis! Seja amarrando, amassando, dobrando ou de qualquer outra maneira, o objetivo é inibir o fluxo do corante, pois quando amarramos o tecido fazemos uma reserva na área e assim a tinta não penetra. O padrão que você utilizar e a forma com que você aplicar as cores que vão determinar o resultado da criação.

Cada criação é única e exclusiva, mas com experiência você pode ter um certo controle do resultado, porém o que torna o Tie Dye tão interessante é a surpresa de ter um resultado surpreendente! o que torna excelentes até trabalhos um iniciante ;)


Isabela Maria
Olá, me chamo Isabela Maria e pretendo compartilhar do que sei e aprender bastante com vocês. Criei esse blog com objetivo de me dedicar mais a estamparia, com o compromisso de buscar coisas novas, aprender e divulgar um pouco do meu trabalho. Aguardem, coisas boas estão por vir!


Isabela Maria